O Baralho Cigano tem uma história cercada de mistérios, pois segundo a lenda foi criado pela francesa Anne Marrie Adelaide Lenormand e difundido por um povo nômade, tão fascinante quanto suas cartas. Madame Lenormand, nascida em 1772, ficou famosa pelas previsões feitas com seu Baralho, o qual leva o seu nome. Nessas cartas Madame leu o destino do temível Robespierre (importante figura da Revolução Francesa), mas também de outras grandes figuras da realeza da alta sociedade francesa, além de políticos e grandes líderes como Napoleão Bonaparte, do qual ela profetizou a grandeza e a queda.
 

Sabe-se apenas que, além de cartomante, Madame Lenormand era também astróloga, numeróloga e quiromante, e possuía profundos conhecimentos sobre cristais, plantas, geomancia, dominomancia e cafeomancia. Todos esses conhecimentos contribuíram com certeza para que ela criasse esse baralho que revolucionou a prática da cartomancia.

 

A partir desses documentos foram criados dois baralhos: um conhecido como Lenormand e ilustrado com figuras da época, e ainda hoje fabricado na França. O outro com figuras mais simples e atuais, correspondente à versão utilizada pelos Ciganos, e por isso chamado "Baralho Cigano", também pelo fato de que os Ciganos foram o instrumento de propagação desse baralho mágico.

Extremamente valioso para o nosso dia-a-dia, o Baralho Cigano pode ser visto como amigo e confidente, nos orientando na tomada de decisões e nos prevenindo dos perigos que nos cercam.

O Baralho Cigano é composto por 36 cartas e suas figuras tem um significado psicológico e cósmico. Suas cartas apresentam as forças vivas da natureza e suas imagens mostram situações do cotidiano. É um oráculo que ajuda a desenvolver a intuição, sendo que sua interpretação é feita através da intuição e da observação das cartas em si.
 

E diante dos benefícios do Baralho Cigano, devemos sempre agradecer e valorizar esse ensinamento deixado por Lenormand e pelo povo Cigano, que abriu as portas de seus conhecimentos e sua magia, nos permitindo fazer uso desse magnífico oráculo.