Aromaterapia

Aromaterapia

O que é, para que serve e usar a favor da ansiedade

Diferente do que muitas pessoas pensam, a aromaterapia não é uma técnica que surgiu no século 21, tendo sua origem há milhares de anos, passando por diversos continentes e incorporando diferentes conceitos ao longo da sua existência. 


Esse método utiliza o aroma e as partículas liberadas por óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, contribuindo com a saúde, promovendo bem-estar e atuando também contra diversas condições e doenças, como depressão, insônia e muito mais. 


Se você quer entender mais sobre esse assunto, este artigo é para você. Vem com a gente!

Aromaterapia: o que é?

A aromaterapia é uma técnica usada ao redor do mundo para combater uma série de condições, como ansiedade, por exemplo. 


Inclusive, esse método é considerado pela Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), um tratamento curativo que faz uso do olfato e das propriedades dos óleos essenciais. 


A etimologia da palavra por si só já traduz o que ela quer dizer, já que a aromaterapia está relacionada com a cura pelo cheiro, sendo, portanto, uma medicina natural, alternativa, preventiva, além de curativa.

Como funciona a aromaterapia?

O funcionamento da aromaterapia tem como base um tratamento natural e holístico com a utilização de óleos essenciais 100% puros, que possuem em suas composições substâncias químicas que atuam diretamente no nosso corpo. 


Ao usar esses aromas, é possível restaurar as energias curativas e também promover um equilíbrio entre corpo, mente e espírito.


Segundo alguns especialistas, quando a pessoa inala os aromas dos óleos, os canais olfativos do corpo enviam uma mensagem para a área do sistema nervoso que, por sua vez, atua diretamente nas emoções. 


Portanto, ao adotar essa prática, o nosso cérebro reage às propriedades aromáticas, podendo modificar o humor ou o estado de espírito de um indivíduo.

Quais os benefícios da aromaterapia? 

Entre os principais benefícios da aromaterapia estão o alívio de estresse e dor, combate à insônia, depressão, ansiedade, entre outros desconfortos e doenças. 

 

Além de atuar na nossa mente, os óleos essenciais também têm propriedades antivirais, antifúngicas, bactericidas e muito mais.

Os principais óleos de aromaterapia

Nesse universo da aromaterapia, o que não faltam são óleos essenciais com as mais diversas propriedades e funções. Por isso, sempre que for usar essa técnica, é importante entender quais as propriedades de cada óleo para que você possa escolher o certo! 


Confira a lista de óleos e suas principais funcionalidades:


  • Lavanda: dormir melhor e controlar a pressão sanguínea;

  • Laranja: relaxar e diminuir a ansiedade;

  • Sálvia: redução da pressão sanguínea, contribui para memória e o foco;

  • Eucalipto: congestionamento nasal e reduz o muco;

  • Capim-limão: reduz os níveis de ansiedade e tensão;

  • Camomila: ajuda a relaxar e dormir bem;

  • Jasmim: melhora o humor;

  • Limão: para melhorar o humor e combater enjoos;

  • Canela: aumento da concentração e redução da frustração;

  • Alecrim: estimula o raciocínio e melhora o ânimo;

  • Bergamota: relaxamento máximo. 

Aromaterapia para ansiedade

Para quem sofre de ansiedade, a aromaterapia é um santo remédio, auxiliando no controle dos sintomas e garantindo uma melhor qualidade de vida. Existem alguns óleos que são ótimos para tratar esses distúrbios. Confira!


Óleo de Ylang Ylang: essa essência ajuda a aliviar tensões nervosas, problemas relacionados ao estresse e ansiedade. Atua trazendo conforto e harmonia.


Óleo de Néroli: atua nos mais diversos problemas emocionais como uma substância tranquilizante natural, sendo excelente no combate à insônia, que é causada pela ansiedade. 


Óleo de Mandarina: essa essência é ansiolítica, ou seja, tem uma potente ação sedativa nas tensões emocionais.


Óleo de Laranja Doce: é calmante, atua na diminuição do estresse, eliminando o medo do desconhecido, sendo uma substância ansiolítica. Ajuda as pessoas a relaxar e descontrair.


Óleo de Bergamota: é um óleo relaxante e calmante, que auxilia no tratamento de estresse, ansiedade e agitação.


Óleo de Lavanda: uma essência calmante, relaxante e pode ser utilizado nos mais diversos níveis de ansiedade. Ajuda no equilíbrio da mente e do corpo.


Óleo de Vetiver: uma substância sedativa que auxilia nos distúrbios do sono causados pela ansiedade e também em emoções relacionadas ao esgotamento físico e mental. 

Como usar aromaterapia para ansiedade

Para usar a aromaterapia para ansiedade, uma dica é colocar o óleo em um colar aromático ou, se preferir, no difusor pessoal, pingando apenas duas gotas diariamente. 


Ao acordar, opte sempre pelos óleos essenciais cítricos. No período noturno, recomendamos que você pingue no difusor elétrico ou reuchaud cinco gotas do óleo de Lavanda e Bergamota, diluídos em água.

Cuidados na aromaterapia

Lembre-se sempre que a aromaterapia é uma técnica que traz excelentes resultados, mas lembre-se que se automedicar não é recomendável. Se possível, consulte um especialista para te ajudar a fazer as melhores escolhas. 


Caso esteja fazendo uso de algum medicamento, não faça a substituição por um óleo essencial. 


Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de nos acompanhar sempre aqui no blog da Tarot Online, pois trazemos sempre conteúdos interessantes para te ajudar em todos os aspectos. 








 

Consultores Disponíveis Agora

  • Felixx

    Especialista em relações amorosas. A minha jornada no esoterismo/holismo começou com a previsão da minha bisavó;uma mulher de muita fé e voltada para a caridade, hospedava pessoas enfermas em casa e ajudava em suas reabilitações com rezas, ervas e benzeduras. Minha avó, tias e uma moça que vivia com ela desde criança continuaram essa tradição, não acolhendo, mas receitando as ervas e orações. Essa moça, pela sua ancestralidade árabe, tinha o dom da vidência pela cafeomancia, e lia a xicara para as moças e orientava os senhores em assuntos de negócios. Estava com 10 anos e ela bem velhinha, lendo como de costume para minhas primas, interrompi a leitura e disse que sabia fazer aquilo, e fiz, todas ficaram impressionadas e passei a ler escondido, pois No conjunto de crenças da família, apenas as mulheres podiam exercer o dom, mas fui salvo pela minha avó que lembrou que minha bisavô, sua mãe, disse que teria um homem na família que herdaria o dom do conhecimento das ervas, rezas e forças da terra.  Hoje, depois de 30 anos, prossigo na minha jornada estudando continuamente, atuando como oraculista, seguindo as virtudes dos Santos e sempre conectado com os poderes das  ervas e forças da terra, com a feliz permissão dos meus mestres, guias e mentores, acolhendo com responsabilidade meus amigos consulentes que chegam pelas mãos irretocáveis do Universo.

    Ver Perfil
  • Hector

    Tarólogo e Metafísico especialista no Baralho Cigano.

    Trabalha com Oráculos há muitos anos, esclarecendo dúvidas sobre assuntos como Amor, Financeiro, Profissional entre outros.

    Pelos Oráculos identifica situações do passado, presente e futuro.

    Busca esclarecer as dúvidas e orienta aos melhores caminhos, afim de proporcionar melhores possibilidades no futuro, sempre respeitando o livre arbítrio do consulente. 

     

     

     

    Ver Perfil
  • Hera

    Com o Tarot busco orientar e aconselhar. Tenho percepção aguçada sobre acontecimentos e sentimentos! Trato pessoas que se interagem na essência da evolução, tanto emocional como espiritual. Sou Taróloga há mais de cinco anos, sensitiva, intuitiva e médium, terapeuta Holística, Mestre em Reiki Usui Tibetano, espiritualista, eterna estudiosa do mundo esotérico.

    Ver Perfil
  • Isis

    Desde muito nova percebi minha sensibilidade e intuição para os assuntos do coração e comecei a desenvolvê-los através do Tarot e depois com outros estudos esotéricos, que agregam no atendimento, conduzindo para que seja esclarecido da melhor maneira as dúvidas sentimentais, espirituais, carreira, prosperidade e outras mais. Faça sua consulta e seja conduzido para um caminho de mais alegria, tranquilidade e assertividade.

    Ver Perfil
  • Luna

    Taróloga, especializada em Baralho Cigano, Tarot Mitológico e Tarot clássico, com conhecimento em Aromaterapia, trazendo assim para consulta a sensibilidade do mundo espiritual para buscar harmonia e auxiliar o cliente nas mais diversas questões, como amor, família, financeiro e trabalho, apontando caminhos e orientações para diversas situações do cotidiano.

    Ver Perfil
  • Nicole

    Numeróloga, Taróloga, atuo há mais de 10 anos na área esotérica, reciclando sempre através de cursos e vivências , buscando aprimoramento e novos conhecimentos para melhor atender e orientar meus consulentes.

    Ver Perfil
  • Ruan

    Tarólogo, com o conhecimento em Búzios Africano e Goetia, atua há mais de 27 anos utilizando em suas consultas o Tarot Illuminat, para orientar seus consulentes na percepção dos bloqueios nos campos amorosos, financeiros ou emocionais, com auxilio dos Oráculos. Tem como objetivo que os consulentes conquistem suas realizações e mantenham a mente sadia e equilibrada.

    Ver Perfil
  • Vidha

    Minha ancestralidade é do povo basco. Minha história é de lutas e vitórias. Sou intuitiva e me tornei terapêuta. Trabalho na espiritualidade há mais de 30 anos. Oriento a partir de perguntas diretas, e minha determinação é atender você para sanar suas dúvidas e mostrar um direcionamento para o melhor caminho oferecendo escolhas. Utilizo o Oráculo para orientar nas respostas, faço uma leitura objetiva e clara. Trabalho com reprogramação e ressignificação para ajudar a superar traumas. Se você busca ajuda, posso ajudar, se busca acolhimento, posso acolher, se busca respostas, posso orientar, estou aqui para você!!! Venha.

    Ver Perfil

Tarot Online utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »