Cromoterapia

Cromoterapia 

O que é e como aplicar esse conceito 

Você já ouviu falar da cromoterapia? Sabe os benefícios que essa técnica pode trazer para a saúde do seu corpo, mente e emoções? Então, saiba que você precisa conhecê-la agora mesmo e tornar a sua vida muito mais leve, feliz e harmônica. 

Criada por antigas civilizações do Egito, China, Índia e Grécia, essa técnica que utiliza cores é muito antiga, sendo usada para curar doenças e harmonizar o corpo. 

Inclusive, no século 18, o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe descobriu que determinados tons influenciam diretamente no organismo do ser humano. 

Quer saber como usar essa prática a seu favor? Então, vem com a gente, pois o blog do Tarot Online vai contar tudo que você precisa saber sobre essa terapia de cores em tratamentos. 
 

Os melhores videntes do Brasil estão no Tarot Online, confira nossos consultores esotéricos!
 

Cromoterapia: o que é?

Quer saber como funciona a cromoterapia, o que é e como adotá-la no seu dia a dia? Saiba que ela é definida como um tratamento feito com a utilização das cores que, por sua vez, estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções.

Isso porque, segundo essa técnica, cada cor tem uma aplicação terapêutica específica e atua diretamente em um órgão do corpo humano ou em um chakra.

Dessa forma, ao serem ativados por meio dessa técnica, as cores são capazes de impactar fortemente diversas áreas do corpo, restabelecendo ou energizando todos os elementos que estão bloqueados ou que estão em desarmonia e desequilíbrio no corpo, como as doenças, por exemplo.

A cromoterapia é usada também em algumas linhas da religião budista e também adotada no  guru yoga, que acredita que as cores são formas de mover a energia por meio de sons e das cores.

 

Cromoterapia: como aplicar?

Entender o que é cromoterapia e como aplicar essa técnica, é importante para que você possa aproveitá-la ao máximo no seu dia a dia. 

Essa técnica utiliza, basicamente, as propriedades curativas e estimulantes das cores, que são espécies de frequências de onda de luz, que servem para estimular diferentes áreas do organismo e do cérebro, na tentativa de estabelecer o equilíbrio e a harmonia entre a mente, as emoções e o corpo.

A cromoterapia é aplicada com aparelhos específicos que emitem luz de diferentes cores. Para você entender, durante a terapia, o feixe pode ser direcionado na pele ou o indivíduo pode ficar em contato com ele, por exemplo,  em uma sala fechada, tanto deitado quanto sentado

Vale lembrar que a escolha do tom varia de acordo com a indicação do terapeuta ou também das necessidades do indivíduo. 

 

Benefícios da cromoterapia

A cromoterapia é uma técnica que oferece muitas vantagens aos seus praticantes, que incluem benefícios para a saúde física e mental.

Entre os benefícios estão maior disposição, ativação do sistema nervoso central, diminuição de transtornos do sono, melhora em dores de cabeça e circulação sanguínea, alívio dos sintomas de algumas doenças e muito mais.
 

Leia mais: Aromaterapia

Cromoterapia: significado das cores

Agora que você entendeu como funciona a cromoterapia e o que é essa técnica, vamos compreender um pouco como funcionam as cores ao serem aplicadas nessa terapia. Confira!
 

Azul

Essa é uma cor que tem poderes calmantes, atuando na redução da ansiedade, estresse, além de possibilitar a diminuição da dor, induzindo a pessoa ao relaxamento e ao sono. 

É considerado o tom do equilíbrio, da expansão espiritual e da harmonia, tendo também efeito relaxante e analgésico. O azul atua diretamente  nos vasos sanguíneos, no sistema nervoso e em todo o sistema muscular.
 

Roxo

A tonalidade roxa faz referência à espiritualidade, sendo capaz de regenerar o sistema nervoso estressado e também que apresentem fadiga prolongada. 

Inclusive, ela é capaz de reduzir medos e angústias, trazendo estabilidade e equilíbrio da consciência. O roxo é capaz de devolver o ritmo da glândula pineal, purificando o organismo, acalmando os músculos e promovendo uma superexcitação nervosa.

 

Índigo

Na cromoterapia, o índigo equilibra as energias, purifica ambientes e também aprimora a intuição das pessoas, conectando o ser humano com o superior.

Nessa técnica, a tonalidade também pode aumentar a conexão entre os indivíduos, equilibrar locais, principalmente quem precisa de harmonia e espiritualidade.

 

Vermelho

Considerado a cor da paixão e sedução, o vermelho é uma tonalidade que transmite força e coragem, exercendo um efeito tônico, estimulando as células cerebrais e também a combatividade.

Em ambientes, o vermelho pode trazer motivação e energia, mas deve ser utilizado com moderação.

 

Amarelo

O amarelo é uma cor viva, que representa a energia e calor, sendo um tom purificador, estimulador e eliminador, proporcionando maior percepção e atuando também no intelecto e no sistema nervoso central. 

Isso porque, essa cor desperta a esperança em pessoas doentes que estão desanimadas e desistiram da cura, fortalecendo os olhos e os ouvidos. 

O amarelo auxilia nas situações de desespero e melancolia, podendo ser usado em áreas de alimentação, já que a tonalidade estimula o apetite.

 

Laranja

O laranja é uma tonalidade que representa regeneração, reconstrução e restauração, diretamente associada com a autoestima e aos relacionamentos, sendo considerado também o tom da alegria, do calor e da vontade. 

O laranja é uma cor que libera energia, um verdadeiro estimulante mental e que favorece a concentração.

 

Verde

Na técnica de cromoterapia, o verde equilibra corpo e mente, está associada à paz, natureza, saúde e abundância, muito usada no tratamento de doenças, inclusive, em ambientes hospitalares. 
 

Preto e branco

O preto e o branco são opostos, uma vez que é a ausência de cor, no caso da tonalidade preta, e, o outro, é a soma de todas elas, que é o branco.

Para você entender, geralmente,  o preto remete à tristeza e luto, mas em contrapartida, está relacionado à autoridade e luxo. 

Um ambiente preto é capaz de aumentar a capacidade de ação das outras cores, quando aplicadas de forma simultânea. Já o branco remete à paz, normalmente, associado à ordem, estabilidade e harmonia.
 

Os melhores videntes do Brasil estão no Tarot Online, confira nossos consultores esotéricos!
 

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de nos acompanhar sempre aqui no blog da Tarot Online, pois trazemos sempre conteúdos interessantes para te ajudar em todos os aspectos da sua vida. 

Consultores Disponíveis Agora


Tarot Online utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »
Atendimento ao Cliente
Instagram