Autoestima


O que é e como conquistar a sua!


A autoestima é sempre um assunto que está em alta na televisão, internet e também nas rodas de discussões. 


Mas, afinal, como conquistá-la, quais os caminhos que levarão a uma autoestima alta e como evitar aqueles momentos que não estamos tão bem com o que somos? 


A verdade é que não há uma receitinha de bolo para isso, mas existem técnicas e posturas importantes que podem te conduzir a um caminho de autoconhecimento e aceitação. 


Para te ajudar a conquistar esse objetivo, o Blog da Afrodite da Tarot Online  apresentará os pilares desse bem-estar tão sonhado. Vem com a gente!

 

O que significa autoestima?

A Autoestima nada mais é do que a opinião e a imagem, seja ela positiva ou negativa, que você  faz de si mesmo. 


Nesse sentido, ela é construída com base nas suas emoções, crenças, comportamentos, experiências pessoais e também a partir da imagem que as outras pessoas têm sobre você. 


Basicamente, é o valor que você atribui a si mesmo em uma espécie de avaliação física, mental e a sua aceitação pessoal. 

Pilares da autoestima

E nesse sentido existem quatro pilares que classificam a autoestima e que regem as avaliações pessoais sobre você mesmo. Confira quais são eles:

Autoaceitação

A autoaceitação acontece quando você tem uma postura positiva sobre si, estando satisfeito com o que é como pessoa nos mais diferentes aspectos.  

Autoconfiança

Já a autoconfiança é uma postura positiva com relação às suas capacidades, atividades pessoais ou profissionais. É acreditar piamente que você sabe fazer e como superar as dificuldades. 

Autoestima elevada

Já a tão falada autoestima elevada apresenta uma série de comportamentos, que incluem facilidade para mudar quando não estiver satisfeito, confiança em si mesmo, facilidade para lidar com os pontos fracos, cuidado com o corpo e mente e disposição para tomar atitude. 


As pessoas que têm autoestima elevada são muito seguras, lidam bem com a solidão e sabem dizer não sempre que necessário. 

Baixa autoestima

A  autoestima baixa acarreta vários comportamentos negativos que, a longo prazo, podem ser prejudiciais tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional, gerando problemas emocionais e até físicos.

Como conquistar e manter a autoestima?

Agora você entendeu os pilares da autoestima, saiba que conquistá-la só depende de você. Claro que sabemos que nem sempre é fácil, mas há posturas que podem te ajudar a se sentir bem com você mesmo. 


Nesse caminho em busca de autoestima elevada, foque no autoconhecimento, seja mais realista em relação às suas expectativas, não busque pela perfeição, não se compare aos outros, admire as suas qualidades e invista na sua saúde emocional e física.


Sabemos que ter autoestima não é uma receita de bolo, mas se você começar a partir dessas dicas, certamente dará os primeiros passos para conquistá-la.


Para finalizar esse artigo, confira o trecho do livro "Alice no País das Maravilhas", que nos faz refletir sobre esse assunto:


“ Amas-me? Perguntou Alice.


Não, não te amo! Respondeu o Coelho Branco.


Alice franziu a testa e juntou as mãos como fazia sempre que se sentia ferida.


Vês? Retorquiu o Coelho Branco.


Agora vais começar a perguntar-te o que te torna tão imperfeita e o que fizeste de mal para que eu não consiga amar-te pelo menos um pouco.


Sabes, é por esta razão que não te posso amar. Nem sempre serás amada Alice, haverá dias em que os outros estarão cansados e aborrecidos com a vida, terão a cabeça nas nuvens e irão magoar-te.


Porque as pessoas são assim, de algum modo sempre acabam por ferir os sentimentos uns dos outros, seja por descuido, incompreensão ou conflitos consigo mesmos.


Se tu não te amares, ao menos um pouco, senão crias uma couraça de amor próprio e de felicidade ao redor do teu coração, os débeis dissabores causados pelos outros tornar-se-ão letais e destruir-te-ão.


A primeira vez que te vi fiz um pacto comigo mesmo: "Evitarei amar-te até aprenderes a amar-te a ti mesma!".


Pense nisso!

 

Gostou de saber mais sobre respiração consciente aqui no Blog da Afrodite da Tarot Online? Então, não deixe de acompanhar nossos artigos sobre o universo místico!

Tarot Online utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »
Atendimento ao Cliente