Baralho Cigano

BARALHO CIGANO

 

 Em meados do século XV os ciganos começaram a instalar seus acampamentos pelo centro-oeste da Europa, até então eram nômades e tinham a habilidade de ler a sorte nas mãos dos consulentes, por não necessitar de instrumentos especiais e nem providências complicadas, já que tinham que carregar poucos pertences nas mudanças constantes. Mas a partir do contato com os nobres e ricos, franceses e italianos, associaram seu nome às cartas de jogar.

À medida que se desenvolveram técnicas de impressão dos baralhos, os jogos de cartas se tornaram mais acessíveis para ler a sorte, por serem pequenas e de simples manuseio.

Antes dessa época não foram encontrados baralhos ciganos antigos ou exemplares históricos.

As tiragens feitas atualmente utilizam as 36 cartas do baralho Petit Lenormand, que a cartomante francesa  Marie-Anne Adélaide Lenormand, conhecida como Madame Lenormand, nasceu na França em 1772. Estudiosa da Kaballah, Astrologia, Alquimia, Numerologia e Cartomancia e da Sibilla de Salões.  Eram cartomantes e videntes da Nobreza Francesa e de figuras da alta sociedade como Napoleão Bonaparte e esposa.

Não há registros, segundo as pesquisas que ela teve contato direto e “pegou nas mãos”, para ser bem claro e didático, o baralho cigano. Composto por 36 cartas, ela fez sim, um “jogo de marketing”, “plagiando”,  palavras dos historiadores do Lenormand  o JOGO DA ESPERANÇA  Alemão de 1799 : Todas as cartas, imagens e respectivos  naipes! Conforme veremos adiante.

Atualmente, há  diversos tipos de Baralhos Ciganos no mercado, assim como um vasto material sobre cartas  ciganas. Outrossim, há duas vertentes de leitura do referido baralho: a vertente brasileira, e a vertente europeia.  Vejamos alguns elementos da vertente brasileira:

Na imagética do chamado “Baralho Cigano”,  alguns  símbolos das cartas conecta-se com  a energia dos Orixás:  Yemanjá na carta 3 - O Navio; Oxôssi na carta 5, A Árvore; Iansã na carta 6 - As Nuvens; Oxumaré na carta 7- A Cobra; Nanã na carta 9- O Ramalhete; Obaluayé na carta 10 - A foice; Êre na carta 13, A Criança; Ossayan, na carta 20- As Ervas; Xangô na carta 21 – A  Montanha; Ogum na carta 22 - Os caminhos, Oxum na carta 30 - Os Lírios e Oxalá na carta 31 - O Sol.

Outro aspecto a ser salientado, além do sincretismo religioso, até mesmo com baralhos que  não se intitulam  “ciganos”, é a carta 2 – os Trevos, como obstáculo e não como Sorte, o que intrigou, deixou pasmos oraculistas norte- americanos e ingleses;  a Montanha, carta 21, como Justiça, Xangô, a pedreira. E lá fora, no exterior, é a carta dos obstáculos.

Todo bom oraculista, profissional, precisa antes de tudo, escolher a sua vertente e sua leitura oracular ou terapêutica ser coerente com a escolha. Esse oráculo fornece informações preciosas da vida do consulente, sem abdicar de estudá-lo e “aspectar”  as cartas, segundo Josephine  Ellershaw.

 

TAROT DA CIGANA ISABELITA

 

Com 36 cartas, do casal de Ciganos Italianos “zingari”, Solange Magrin Ruiz e  Marcelo Ruiz, apresenta a iconografia sem naipes

As figuras contidas nas cartas, apesar de atuais, foram inspiradas pela Cigana Isabelita e Dom Fernando, onde ela revelou como eram as suas cartas. Veja só!!! Afinal na época em que ela vivia no plano terreno, era comum que cada cigana e cada clã,  confeccionasse suas próprias cartas, com cores, elementos, animais e imagens que tinham relação com sua vida cotidiana. Além de outros sistemas oraculares: dados, moedas, conchas, cristais etc.

Cartas ricamente desenhadas, carregadas de pura magia, abrindo um canal com a Espiritualidade Cigana. Sem folclore, sem “enfeitar pavão”, algo sério, direto e prático. Proporcionando e propiciando um direcionamento na vida das pessoas.

Infelizmente, na cultura brasileira ainda persistem os que desejam denominar  a seu bel prazer “Tarot” de forma aleatória, segundo a Crítica já citada.

 

TAROT  CIGANO

 

Com ilustrações de Cristina Martoni, André Mantovanni, elaborou um baralho cigano, premiado e editado em vários idiomas. As cartas  não obedecem um padrão imagético bem detalhado, algumas beiram a infantilidade, parece que uma criança desenhou de maneira bem simplória, porém outras são magnificamente bem acabadas.  São lâminas coloridas, material bem resistente. O inovador, nesse Baralho é a ideia de  Mantovanni, de unir  o significante e o significado de forma transcendental. Para isso,  ele  escreveu um livro com muitas elucidações, bem detalhadas de cada lâmina, de riqueza  elevada.

 

TAROT DO CIGANO

 

Muito conhecido e utilizado, sobretudo seguindo a vertente brasileira  de leitura,  esse baralho  de J. DellaMonica, é o mais antigo e bem elaborado texto  sobre as  lâminas do citado  oráculo. Bem elucidativo, objetivo; rica obra a ser estudada e responde rapidamente as dúvidas, anseios, toda a gama de sentimentos  humanos.  Um oráculo fabuloso. Com 36 cartas coloridas, nem todas seguem a esteira do Lenormand, algumas  cartas, aproximando-se do Baralho da Vovó Cigana e das  Sibillas Italianas.

 

PRIMAL  LENORMAND – LENORMAND ORIGINAL –  THE GAME OF HOPE

 

Contém 36 cartas, da Editora  AG Muller,  esse é o verdadeiro, original “Lenormand”, como ficou conhecido. Manual em inglês, francês e alemão.

Primal Lenormand é uma reprodução do original 'Jogo da Esperança' publicado em 1799. Este baralho foi inicialmente concebido como um jogo de salão para ser jogado com dados. Cinquenta anos mais tarde as cartas foram usadas para adivinhação por Mlle Lenormand. Apresenta uma rica simbologia com 2 diferentes naipes, um  dos baralhos de jogos e outro das tradições culturais. Antes de sua publicação era um jogo comumente divulgado na Alemanha e se espalhou pela Europa Ocidental, sobretudo nas cortes. Mantem numeração,  e apesar de ser um jogo, já apresentava um caráter oracular. Termina e ganhava o jogo quem chegasse  à imagem 36 – Cruz. Mas já podemos entrever outros aspectos que elevam-no ao patamar de sistema oracular. Vale a pena conferir tal obra, com uma semiótica visual fabulosa!

 

ESMERALDA LENORMAND (2018)

 

Baralho brasileiro, de Karla Souza, com 36 cartas nas edições anteriores; a partir de 2018, a autora acrescentou 4 cartas de substituição, 14 ciganas, 14 ciganos, totalizando 68 cartas. O diferencial desse oráculo homenageando a Cigana Esmeralda, são os ícones de memorização das cartas,  sinalização dos chakras e marcação de tempo. Belíssima e rica obra no sentido oracular e artístico.  A referida cigana, Esmeralda, apresenta uma benevolência, generosidade, protege as pessoas que atuam no trabalho voluntário e  caridade. Apta e pronta a ajudar os excluídos e oprimidos da sociedade. Nas manifestações de incorporação, vem ao plano físico alegre e sorridente. Por isso, o oráculo é fidedigno a  essa alegria com cores do verde claro, ao escuro e outras vibrantes e alegres.

 

GILDED REVERIE LENORMAND

Expanded  Edition

 

O famoso baralho  Gilded Reverie Lenormand, inicialmente, com 36 cartas, recebeu uma nova versão do artista  Ciro Marchetti, com 47 cartas com borda dourada.

O Lenormand adquiriu mais estudos, e está sendo desvinculado da convivência ou autoria dos ciganos, graças aos seríssimos tarólogos internacionais, sobretudo, inglês, norte- americanos italianos e franceses. Essa desmistificação e de mitificação vieram em momentos auspiciosos, acarretando um profundo e sério momento na história dos oráculos.

Este deck de Ciro Marchetti possui oito cartas extras, a saber, Tempo, Pontes, Dados, Máscara, Bem, Bússola, Labirinto e Lupa. E agrega  3 cartas para  aprimorar as leituras do tradicional baralho Lenormand:  Homem, Senhora e Coruja. A riqueza estética é fabulosa, rica em detalhes, cores vivas com detalhes dourados.

 

FAIRY LENORMAND ORACLE 

Oráculo Fadas Lenormand

 

 

Markus Katz e Tali  Goodwin, com ilustrações do famoso Davide Corsi, oráculo composto por 36 cartas, da Lo Scarabeo,  seguindo o padrão Lenormand/Primal. Obra riquíssima em detalhes que auxiliam no direcionamento, autoconhecimento. Estamos no mundo das Fadas, na vertente europeia, no encanto mundo do Paganismo, do povo celta. As cartas são claras e mesclam o elo dos seres vivos com a Espiritualidade ancestral. Energia potente e dócil, alegre e séria. Abre as portas do inconsciente e permite desvelar os mais profundos anseios da alma humana.

Consultores Disponíveis Agora

  • Amira

    Sou taróloga a muitos anos e mesmo com a previsão do futuro, percebi que não adiantava muito que eu avisasse ao cliente que as coisas estavam por vir, os erros ainda assim eram cometidos. Comecei a me perguntar como poderia ajudar as pessoas de forma mais efetiva e me tornei terapeuta holística e terapeuta thetahealer. O foco da minha triagem é a auto responsabilidade e a solução dos problemas. Quais atitudes preciso mudar pra resolver essa situação? Essa situação pode ser resolvida? Essas são perguntas que vão guiar a nossa consulta. Meu objetivo é te mostrar o que você não está vendo. Quais verdades estão sendo escondidas mesmo que você esteja escondendo de você mesmo, a base da minha consulta é a verdade mesmo que seja dolorosa. Com o thetahealing posso fazer o divorcio energético que consiste em quebrar ligações que não fazem mais sentido pro consulente, que trazem dor e que o impedem de ter uma vida tranquila e feliz no amor. Com essa terapia conseguimos também achar a origem de traumas e bloqueios tanto no amor, quando na vida financeira. Estou aqui pra te ajudar a evoluir, a crescer e se tirar de situações dolorosas. Trabalho com muito carinho e amor mesmo sendo muito direta, quero o seu bem e a sua evolução, quero que nós possamos juntos achar o melhor caminho pra sua vida. 

    Ver Perfil
  • Cristal

    Cigana, Médium, Radiestesista e Terapeuta Floral. Atuo desde os 14 anos na área Holística e iniciada por minha tia dou continuidade no legado da família, usando meus dons para curar e ajudar a todos que me procuram. Com diferentes oráculos e auxílio dos Guardiões da Noite, oriento o consulente para o melhor caminho, aconselho, acolho e ensino o que sei. Meu objetivo é semear o coração de cada consulente, para que possa florescer em seu amor próprio e crescer como pessoa.

    Ver Perfil
  • Dafne

    Trabalha com atendimento de Cartomancia e Terapias Holísticas há 15 anos. Médium em seus atendimentos são feitos com o auxilio da sua cigana que vem na linha do Quimbanda e na linha do oriente, para realizar os atendimentos com verdade, muito carinho, amor, sinceridade e honestidade, oferecendo assim, as melhores respostas, direcionando ao cliente para o caminho da verdade, equilíbrio energético e acalmando os corações aflitos. Utiliza o Baralho Cigano, Tarot e Borra do café de forma clara e muito objetiva com o método de perguntas e respostas de maneira rápida e direta ou maneira geral como o consulente preferir. Não é de sua orientação, iludir ou enrolar o consulente. Pronta para orientar nos mais diversos assuntos, principalmente no campo afetivo e financeiro, mantendo o total sigilo e ética perante as questões abordadas. Nas suas dúvidas as respostas esperadas.

    Ver Perfil
  • Felixx

    Especialista em relações amorosas. A minha jornada no esoterismo/holismo começou com a previsão da minha bisavó;uma mulher de muita fé e voltada para a caridade, hospedava pessoas enfermas em casa e ajudava em suas reabilitações com rezas, ervas e benzeduras. Minha avó, tias e uma moça que vivia com ela desde criança continuaram essa tradição, não acolhendo, mas receitando as ervas e orações. Essa moça, pela sua ancestralidade árabe, tinha o dom da vidência pela cafeomancia, e lia a xicara para as moças e orientava os senhores em assuntos de negócios. Estava com 10 anos e ela bem velhinha, lendo como de costume para minhas primas, interrompi a leitura e disse que sabia fazer aquilo, e fiz, todas ficaram impressionadas e passei a ler escondido, pois No conjunto de crenças da família, apenas as mulheres podiam exercer o dom, mas fui salvo pela minha avó que lembrou que minha bisavô, sua mãe, disse que teria um homem na família que herdaria o dom do conhecimento das ervas, rezas e forças da terra.  Hoje, depois de 30 anos, prossigo na minha jornada estudando continuamente, atuando como oraculista, seguindo as virtudes dos Santos e sempre conectado com os poderes das  ervas e forças da terra, com a feliz permissão dos meus mestres, guias e mentores, acolhendo com responsabilidade meus amigos consulentes que chegam pelas mãos irretocáveis do Universo.

    Ver Perfil
  • Hera

    Com o Tarot busco orientar e aconselhar. Tenho percepção aguçada sobre acontecimentos e sentimentos! Trato pessoas que se interagem na essência da evolução, tanto emocional como espiritual. Sou Taróloga há mais de cinco anos, sensitiva, intuitiva e médium, terapeuta Holística, Mestre em Reiki Usui Tibetano, espiritualista, eterna estudiosa do mundo esotérico.

    Ver Perfil
  • Livia

    Formada em psicologia, psicoterapeuta holística, coach e oraculista. Oriento os consulentes, de forma integral, abrangendo o psico-social-espiritual, abordando a visão holística do ser humano.

    Ver Perfil
  • Mariah

    Aprendiz da magia há 10 anos, por meio de vidência e mediunidade lê as cartas com amor e carinho buscando sempre levar a verdade e auxiliar em todos campos espirituais, afetivos e financeiro. Sempre orientando o melhor caminho e esclarecendo as dúvidas de quem a procura. Joga Tarot, Baralho Cigano e Pêndulo. Acredita que nem tudo que você está passando é destino ou carma, venha descobrir juntos!  

    Ver Perfil
  • Nicole

    Numeróloga, Taróloga, atuo há mais de 10 anos na área esotérica, reciclando sempre através de cursos e vivências , buscando aprimoramento e novos conhecimentos para melhor atender e orientar meus consulentes.

    Ver Perfil
  • Paola

    Taróloga e Terapeuta, iniciada a mais de 15 anos. Trabalho com Baralho Cigano, Tarot Mitológico, Runas e Numerologia Pitagórica . Buscando sempre a orientação do Povo Cigano para respostas claras, objetivas e sinceras. Meu trabalho é sempre pensando no Amor, levando Luz e orientação para quem precisa, trabalho com a minha Cigana Onira, que junto com os oráculos te aconselhará para conduzir seu futuro respeitando sempre o livre arbítrio de cada um . Optchá!

    Ver Perfil
  • Serena

    Conheceu o Tarot e o Baralho Cigano há mais de 20 anos. Apaixonou se pela complexidade dos Oráculos e desde então, através de estudos e práticas, evoluiu e se encontrou no meio de todo este processo.  Sua função é orientar, auxiliar e buscar respostas para trilhar sempre a busca da evolução, seja ela espiritual, profissional. amorosa e familiar. O Tarot não é somente uma ferramenta oracular de previsões mas também uma forma de autoconhecimento onde visam sempre o uso terapêutico. "A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa."

    Ver Perfil

Tarot Online utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »