Desvendando os Mitos do Número 13

Tudo que você precisa descobrir sobre o número 13

 Tudo que você precisa descobrir 

O número 13 é cercado de muitos mitos e verdades. Ele é um número com uma forte influência em diversas culturas, e muitas pessoas acreditam que ele traz consigo energias negativas. A superstição em torno do número 13 é tão forte que existe uma palavra específica para o medo desse número: trezefobia.

A sexta-feira 13 é um dos dias mais temidos pelas pessoas que acreditam na influência negativa desse número. Nesse dia, muitas pessoas evitam sair de casa, assinar contratos e tomar decisões importantes.

Mas será que essas crenças são realmente verdadeiras? Neste artigo, vamos explorar os principais mitos e verdades sobre o número 13 e descobrir o que a ciência e a história têm a dizer sobre o assunto.

  1. O número 13 é realmente um número de azar?

Mito. Embora muitas pessoas acreditem que o número 13 traz azar, não há nenhuma evidência científica que comprove essa teoria. Na verdade, a crença no número 13 como um número de azar é baseada em superstições e tradições culturais, e não em fatos concretos.

  1. A sexta-feira 13 é o dia mais azarado do ano?

Mito. Embora muitas pessoas acreditem que a sexta-feira 13 seja o dia mais azarado do ano, não há nenhuma evidência científica que comprove essa teoria. Na verdade, a sexta-feira 13 é apenas mais um dia do ano, e não há nada de especial ou diferente em relação a esse dia em particular.

  1. A trezefobia é uma doença real?

Verdade. A trezefobia é um medo irracional do número 13, sendo considerada uma fobia real. Assim como outras fobias, a trezefobia pode causar sintomas como sudorese, palpitações, falta de ar e até mesmo desmaios em algumas pessoas.

  1. O número 13 é considerado um número de sorte em algumas culturas?

Verdade. Embora muitas culturas ocidentais considerem o número 13 como um número de azar, em outras partes do mundo, ele é considerado um número de sorte. Na cultura chinesa, por exemplo, o número 13 é associado à prosperidade e à boa sorte.

  1. O número 13 é presente em muitos aspectos da cultura popular?

Verdade. O número 13 é frequentemente usado em filmes de terror, livros e jogos de videogame como um elemento de suspense e medo. Além disso, muitas empresas evitam usar o número 13 em produtos e serviços, para evitar a associação com a superstição do número de azar.

A verdade é que o número 13 povoa o imaginário de pessoas de todas as partes do mundo. Pensando nisso, trouxemos aqui os principais mitos e verdades sobre o temido 13. Confira! 
 

Confira os melhores consultores do Brasil e realize agora mesmo a sua consulta online!
 

Número 13 e o seu significado

Número 13 e o seu significado

 

O numeral 12 13 é composto pelos números 1 e 3, sendo influenciando de diferentes maneiras. O número 1 significa iniciativa, disposição e coragem para enfrentar problemas ou arriscar.

Enquanto isso, o 3 é um numeral que simboliza otimismo e autoconfiança na vida e em tudo que ela tem de melhor para oferecer, além de representar também leveza e liberdade diante dos desafios que o destino impõe.  

Além disso, ambos os números gostam de uma vida livre e não detestam de dar satisfações sobre seus passos e vontades. Odeiam seguir regras e ordens. 
 

Leia mais: Anjos e Arcanjos
 

As diferentes interpretações do número 13

Mas além do significado numérico, o número 13 também tem diferentes interpretações nas religiões e nas filosofias esotéricas e místicas. Listamos aqui as principais teorias de três praticas:

Numerologia

Numerologia 

 

Como já mencionamos em um tópico anterior, o número 1 está associado à iniciativa, coragem e ousadia para enfrentar desafios, enquanto o número 3 simboliza otimismo e autoconfiança, além de estar associada à leveza e liberdade de viver. 

Conforme apontado por Scott Cunningham, autor de "Enciclopédia de Magia das Pedras, Ervas e Outros Produtos Naturais", cada número carrega consigo uma simbologia única e pode representar diferentes aspectos da vida. Nesse sentido, a combinação dos números 1 e 3, que representam iniciativa, coragem, otimismo e autoconfiança, resulta em um número cheio de energia e sede por aventuras.

Contudo, como bem observado por Richard Cavendish, autor de "A Bíblia da Bruxaria", a soma dos números 1 e 3 resulta em um número com conceitos totalmente contrários.

O número 4 é simbolizado pela estabilidade, organização e cumprimento de regras, não gostando de correr riscos e evitando situações que possam gerar insegurança.


Dessa forma, o número 13 é carregado de ambiguidades, podendo representar, ao mesmo tempo, um estilo liberal e mais conservador, o que pode ser interpretado como sinônimo de boas novas ou de mau agouro.
 

Leia mais: Cartas do Baralho Cigano
 

Tarot

Cartas do Tarot

 

Nas cartas do Tarô, o número 13 é realmente carregado de uma energia pesada, já que ele significa morte. 

Mas há quem acredite que a morte do número 13 não é apenas mau presságio, pois a morte, muitas vezes, está associada com o encerramento de um ciclo, dando espaço para o início de outro.

Ou seja, nem sempre há algo a temer quando o 13 aparece nas cartas. 

Religião

Mas o número 13 também está presente nas crenças religiosas, especialmente, porque ele aparecerá em vários episódios da Bíblia. 

Um deles e, talvez, um dos mais significativos para os cristãos é o banquete da Santa Ceia com os 12 apóstolos e Jesus, que totalizam 13 pessoas, onde Jesus anunciou que um deles o trairia.

Sendo assim, os cristãos enxergam o 13 um número relacionado ao azar e traição. Mas essas crenças sobre o número 13 não são compartilhadas por todos os cristãos., já que muitos deles não associa o numeral ao mau agouro. 
 

Leia mais: tipos de tarot
 

Sexta-feira 13: simbologia

Sexta-feira 13: simbologia

 

Talvez, a sexta-feira 13 será um dos maiores motivos que geram apreensão e desconfiança das pessoas em relação ao numeral. Mas a numerologia não considera o 13 um número do “mal” e também não acredita que a sexta-feira 13 é um dia de azar. 

A verdade é que há várias teorias que sugerem o motivo da sexta-feira 13 ser considerada uma data desfavorável. A teoria mais forte é originada quando o rei da França, Filipe IV, considerou que a ordem dos Cavaleiros Templários era ilegal, no  século XIV.

E essa ordem foi dado justamente no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, onde Filipe IV decretou que os participantes ros da ordem deveriam ser perseguidos, torturados, presos e, por fim, mortos. 

Depois disso, a data passou a ser temida e considerada amaldiçoada em várias partes do mundo. 

Outra teoria bastante relacionado ao medo do número 13 vem da mitologia nórdica. Reza a lensa que, naquela época, aconteceu um banquete luxuoso e com pompa, onde 12 deuses foram convidados. 

Conta a história que o deus do fogo e da trapaça chamado Loki apareceu no jantar sem ser convidado e armou uma confusão com os presentes que acabou com a morte de Balder, um dos deuses mais queridos da época.

Por isso, que muitas pessoas evitam sentar à mesa quando tem há 13 cadeiras. Há quem diga que é por isso que os conjuntos de mesa são sempre fabricados em grupos de 4, 6 ou 12. 
 

Leia mais: As deusas em nossas vidas
 

Conclusão

Agora que você já sabe todos os mitos e verdades do número 13, você não precisa mais ficar receoso em usar o numeral ou mesmo quando se deparar com ele. 

Se você gosta de tarot, numerologia e adora saber mais sobre seu passado, presente e futuro, visite o nosso site Tarot Online, uma plataforma completa de esoterismo que te ajuda a entender melhores os seus caminhos. 

Nossa equipe é composta por diversos consultores com dons de vidência e mediunidade, além de serem preparados para fazer sessões online com segurança, sigilo e exatidão, guiados sempre pelo divino.  

A vantagem é que a nossa equipe está online 24 horas para te atender em sessões personalizadas e do jeito que preferir. 

Nossos especialistas possuem experiência em diversas áreas como jogo de búzios, magia cigana, tarot do amor, baralho cigano, bruxaria, cristais, mesa radiônica, cartomancia, cartas ciganas e muito mais. 

Você também pode escolher o canal de atendimento que preferir, já que oferecemos consultas por telefone, chat, videochat e e-mail.  

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as respostas que procura e os melhores conselhos do divino. 
 

Confira os melhores consultores do Brasil e realize agora mesmo a sua consulta online!

Veja Também

  • Apollo

    Namasté! Se você chegou até aqui, é porque o Universo nos interligou para que, através dos oráculos, você possa ter um direcionamento acerca das tendências e acontecimentos para o futuro. É recomendável ter disposição para evoluir, crescer e mudar... Seja nas questões cotidianas, amorosas, profissio

    Ver Perfil
  • Dafne

    Trabalha com atendimento de Cartomancia e Terapias Holísticas há 15 anos. Médium em seus atendimentos são feitos com o auxilio da sua cigana que vem na linha do Quimbanda e na linha do oriente, para realizar os atendimentos com verdade, muito carinho, amor, sinceridade e honestidade, oferecendo assi

    Ver Perfil


Tarot Online utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »
Atendimento ao Cliente
Instagram